As diferentes modalidades de cursos EAD

Já não é novidade dizer que os cursos EAD ganham mais força a cada dia. São inúmeros os fatores que impulsionam um crescimento de mercado médio de 20% ao ano. Favorecida pela tecnologia e pelo ritmo cada vez mais acelerado da sociedade em que vivemos no Brasil, a modalidade EAD se encaixa perfeitamente no cotidiano da maioria dos brasileiros que, por falta de tempo, deixavam de realizar cursos presenciais, sejam superiores ou ainda pós-graduações e preparatórios. Mas você sabe quais as diferentes modalidade de cursos EAD?

Tipos de cursos disponíveis em plataformas EAD

São várias as opções de cursos que podem ser feitos de forma online. As ofertas vão desde o ensino médio, passando pelo técnico, graduação, pós-graduação até cursos livres, incluindo uma modalidade mais recente que são os cursos de idiomas. Diante do grande atrativo e possibilidade de ofertas, é preciso atentar para o modo como o estudante ou o cliente tem acesso ao conteúdo. Cada plataforma tem uma maneira diferente de atender às demandas do seu público alvo. Desta forma, antes de tudo, pesquise bem antes de escolher.

Diferentes formatos de cursos EAD

Com exceção dos cursos livres, os cursos a distância no Brasil precisam, por lei, oferecer também um determinado número de atividades presenciais. Esse número varia de acordo com o tipo de formação. Cursos que demandam mais atividades práticas, como Engenharia ou Enfermagem, por exemplo, vão precisar ter mais encontros presenciais. Já formações com maior estofo teórico, terão maior parte da sua carga horária feita a distância. Os três principais formatos de cursos EAD: a distância, semipresencial e presencial com atividades a distância.

Cursos Livres

Aqui as opções são ilimitadas. Os cursos livres a distância podem ser de qualquer tipo, oferecer qualquer dinâmica em qualquer área. Podem, inclusive, ser totalmente online. Têm apenas o objetivo de complementar ou trazer novos conhecimentos aos interessados. Os de idiomas são bastante comuns. Não oferecem grau de formação, como os demais. Podem também ser oferecidos pelas empresas para seus funcionários, com conteúdos corporativos sobre produtos e serviços, código de ética, competências comportamentais e muito mais.