Cursos online: um mercado conectado as suas necessidades

Cursos online: um mercado conectado as suas necessidades

Em:

Vivemos em um mundo cada vez mais conectado e sem fronteiras. Novas tecnologias surgem todos os dias para acompanhar o ritmo de vida das pessoas ou então atender à demandas de uma sociedade com tempo curto e altíssima velocidade. Junte-se a isso um constante e gradual aumento de acesso à internet através de Multiples Devices. É neste contesto que observamos o surgimento, a consolidação e o crescimento do mercado de cursos online no Brasil.

Nova realidade nos cursos superiores

Analisando dados mais recentes, divulgados pelo Inep/MEC, encontramos um vultoso crescimento do ensino a distância nos últimos anos no Brasil. Levando em conta apenas o ensino superior, a modalidade EAD alcançou a marca de quase 2 milhão de alunos, com taxas de crescimento de até 27% ao ano. O crescimento é vertiginoso e cada vez mais perceptível nas plataformas EAD. São vantagens como: preços acessíveis, uma vez que as mensalidades da graduação totalmente on-line ficam muito mais baratas se comparando ao presencial; os discentes são atraídos pelos horários flexíveis, uma democratização do aprendizado que permite estudar onde e quando puder.

Cursos online para concursos e Exame de Ordem

Esta á uma fatia também muito importante do mercado brasileiro. Os números de crescimento desta parte do setor também são vultuosos. Para se ter uma ideia, de acordo com o último senso EAD realizado em 2018 pela ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância – são quase 1,7 milhão de brasileiros matriculados em cursos livres na modalidade online, incluindo cursos para concursos publicos. Um crescimento acima de 1000% nos últimos dez anos.

Porque o mercado de cursos online cresce tanto?

São vários fatores que aceleram o crescimento. Além da mudança no ritmo de vida das pessoas, a adequação à nova realidade econômica também precisa ser levada em conta. É necessário que uma plataforma EAD esteja conectada com a capacidade de investimento do público alvo. Acima de tudo, é imperioso que se produza cursos com preços acessíveis e sedutores. Ao fazer isso, amplia-se as opções de mercado na modalidade online.

Flexibilização do uso

Outro ponto importante que impulsiona o mercado de cursos online é a facilidade que o cliente tem de utilizar as aulas dentro de uma programação flexível. Quem compra um curo online assiste as aulas de acordo com o seu tempo livre e onde lhe for mais conveniente. O aluno tem, com isso, total controle da gestão de seu tempo, local e rendimento de estudo para obter seus melhores resultados.

Expectativas de mercado para 2020

Levando em conta todos os dados que apresentamos neste artigo, é previsível dizer que o crescimento do mercado de cursos online para os anos vindouros deve se manter elevado. Levando em conta uma média de crescimento anual acima dos 15%, bem maior que os 5% do ensino presencial, podemos apostar que em 2020 teremos mais de 2,2 milhões de alunos consumindo curso livres na modalidade online no Brasil.

Série especial

Na próxima postagem, vamos falar um pouco sobre como você pode iniciar a construção e implantação de sua plataforma EAD e seus curso online. Fique atento.

Postar um comentário

Responder este comentário