Entendendo a “Revolução Tecnológica” da educação atual

Entendendo a “Revolução Tecnológica” da educação atual

Em:

A palavra revolução tem vários significados. Talvez o mais conhecido seja o de uma “alteração violenta da realidade”. Entretanto, prefiro permear o conceito de uma “mudança radical ou transformação profunda”. Vou mais além, gosto do “ato ou efeito de revolver ou revolucionar”. A sacada é justamente essa: revolver e mudar. Foi isso que observamos quando nos aprofundamos nos estudos relacionados a EAD nas últimas décadas. A educação atual, feita fora da sala de aula, requer uma didática aprimorada voltada aos alunos on-line. Entretanto, sem o perfeito domínio de técnicas apuradas, aliadas ao avanço da tecnologia, o objetivo poderá sofrer prejuízos ou, pior, se quer ser alcançado.

Insights importantes - Multiples Devices

É importante trabalhar o conteúdo de uma forma a preocupar-se não somente com quem vai recebe-lo, mas sim como fazer esse conteúdo se tornar acessível. Dispositivos móveis atualmente são ferramentas extremamente utilizáveis para a transmissão de conteúdo. Para se ter uma ideia, na Europa são nove aparelhos por habitantes, já no Brasil são quase dois por pessoa. Em se tratando de EAD, smartfones e tabletes são aliados no processo de aprendizagem desde que utilizados de forma :correta. É importante lembrar que o conteúdo deve ser segmentado por device (exemplo nota no smartwatch).

Microlearning

De vital importância. Observamos aqui uma grande ferramenta para treinamento corporativo bem como para se atingir técnicas e tecnologias aplicadas a EAD. Usuários de mobile, por exemplo, estudam 40% a mais do que a média. Logo ter o microlearning desenhado para esse formato é fundamental. Aqui vale um mesmo ponto de atenção para os smartwathcs.

Learning Management System (LMS)

Aqui observa-se a plataforma de ensino a distância, ou plataforma EAD. Na verdade, trata-se de um sistema de gestão de aprendizagem. Aqui, chamo a atenção para a possibilidade de teamworks com simulação de casos concretos com ranking do grupo e individual. Além de ter no LMS ferramentas que estimulem a troca de informação e interação dos usuários focados em fortalecer o aprendizado daquele conteúdo.

Postar um comentário

Responder este comentário