Mercado EAD: o que vem por aí?

Terceira matéria da série especial sobre o mercado de cursos online no Brasil. Os números confirmam um constante crescimento no mercado de EAD. É cada vez maior o número de pessoas que buscam novas tecnologias de transmissão de conteúdo para ampliarem seus conhecimentos. A sociedade vive um ritmo que acelera o tempo todo, é preciso acompanhar a velocidade e, acima de tudo, a demanda de quem busca um curso online, por exemplo. Junte-se a isso um constante e gradual aumento de acesso à internet através de Multiples Devices, chegamos a um cenário de consolidação e crescimento do mercado de cursos online no Brasil.

Nova realidade nos cursos superiores

Analisando dados mais recentes, divulgados pelo Inep/MEC, e censo EAD da Associação Brasileira de Ensino à Distância, ABED, encontramos um vultoso crescimento do ensino a distância nos últimos anos no Brasil. Levando em conta apenas o ensino superior, a modalidade EAD ultrapassou a marca de quase 2 milhão de alunos, com taxas de crescimento de até 27% ao ano, levado em conta dados do final de 2018. O crescimento é vertiginoso e cada vez mais perceptível nas plataformas EAD. É preciso que você esteja atento a isso na hora de montar a sua plataforma e o seu curso online.

Vantagens que você precisa observar

O público quer vantagens e benefícios. Um bom marketing de conteúdo deve ressaltar vantagens como: preços acessíveis, uma vez que as mensalidades da graduação totalmente on-line ficam muito mais baratas se comparando ao presencial; os discentes são atraídos pelos horários flexíveis, uma democratização do aprendizado que permite estudar onde e quando puder.

Os números favoráveis

Como já ressaltamos, quase 2 milhões de brasileiros optam pelo ensino a distância, o que já representa 18,6% das matrículas totais no país. Para ser ter uma ideia do crescimento, em 2004, eram apenas 60 000, 4,2% do total. O número de ingressantes nessa modalidade no ensino superior cresceu 21,4% de 2015 a 2016 e já representa 28% dos novos alunos. Por outro lado, a quantidade de alunos que entraram em vagas presenciais em faculdades sofreu retração de 3,7% no mesmo período. Então, não perca tempo e invista já neste mercado e monte a sua plataforma EAD. Conte com a VideoFront para isso.