O insight sobre “Multiples Intelligences”

Essa teoria sugere de forma nítida a necessidade de mudança e ‘revolução’ de conceitos em se tratando de transmissão de conteúdo via EAD. As chamadas visões psicométricas tradicionais da inteligência já são consideradas muito limitadas. Em meadas da década de 1980, a teoria das inteligências múltiplas foi estudada pelo psicólogo Howard Gardner como uma espécie de convite à quebra de paradigma da inteligência única. Portanto, pense na multiplicidade do seu público alvo antes de planejar e executar seu projeto de EAD.

A capacidade de resolver problemas ou fazer coisas importantes

Este é outro ponto fundamental da Teoria de Gardner. A EAD, sem dúvidas, veio para modificar a forma de transmissão de conhecimento em todo o mundo. Para isso, entretanto, é fundamental conhecer as diferentes formas de como esse conteúdo pode ser absorvido além de tornar as técnicas de transmissão elementos facilitadores do aprendizado. A educação se tornou uma ferramenta muito mais revolucionária e fazedora de coisas importantes, desde que quem ensine tenha a capacidade de resolver problemas. A tecnologia é aliada fundamental neste aspecto.

Inteligência linguística

A capacidade de dominar a linguagem e se comunicar com outros é importante em qualquer cultura, principalmente em mundo globalizado e sem fronteiras, com o que vivemos. Quem domina melhor essa capacidade de comunicação possui uma inteligência linguística mais acentuada. Neste aspecto, pense que a comunicação tem dois participantes distintos: emissor e receptor. Quem transmite conteúdo, além de dominar técnicas de transmissão cada vez mais bem elaboradas, não pode esquecer do elemento humano e subjetivo existente no público alvo.

Inteligência Interpessoal e a capacidade de causar empatia

Segundo especialistas, esta inteligência possibilita-nos uma interpretação de palavras, gestos, objetivos e metas subentendidos em cada discurso. A inteligência interpessoal aprimora a nossa capacidade de empatia. Quem comunica e transmite conteúdo em EAD precisa atentar para detalhes importantes como este.