O novo perfil do ensino superior no Brasil

Por Renato Saraiva.

O que para muitos começou como um devaneio, uma “loucura insana” praticada por malucos, se tornou uma realidade rentável e ao alcance de milhares de brasileiros. Estamos falando de EAD – Ensino a Distância. O que começou como tele aulas de apoio educacional e cursos preparatórios para concursos, chegou agora a um patamar vultuoso e sem limites de crescimento: o ensino superior. Em 2009 quando iniciei o EAD em cursos livres fui chamado de louco. Agora o EAD já começa a dominar o ensino regulado superior.

Facilidades tecnológicas

O uso das mais avançadas tecnologias derrubaram as fronteiras do aprendizado em pouquíssimo tempo. Se foram, ficaram para traz, salas de aula, bancas, giz, alunos amontoados e professores esbravejando para passar suas lições. Tudo mudou e mudou para melhor. Chegaram os estúdios, novos e modernos aparelhos de transmissão de conteúdo e, acima de tudo, chegou a oportunidade, antes tão rara, da educação atingir um público cada vez maior e democrático.

Nova realidade

Dados mais recentes, divulgados pelo Inep/MEC, apontam que a modalidade EAD no ensino superior alcançou a marca de quase 2 milhão de alunos, com taxas de crescimento de até 27% ao ano. Enquanto isso, o ensino superior presencial cresce apenas 6% anualmente. O crescimento é vertiginoso e cada vez mais perceptível nas plataformas EAD. São vantagens como: preços acessíveis, uma vez que as mensalidades da graduação totalmente on-line ficam muito mais baratas se comparando ao presencial; os discentes são atraídos pelos horários flexíveis, uma democratização do aprendizado que permite estudar onde e quando puder.

Novos conceitos

Foram criados ainda novos conceitos para que a EAD pudesse chegar ao ensino superior. Palavras pouco conhecidas como Microlearning, Learning Management System (LMS), CyberSecurity, são as mais modernas ferramentas de transmissão de conteúdo em plataformas EAD. E vem mais por ai. A EAD vai alcançar também o ensino médio e fundamental. Existe uma grande possibilidade da educação escolar em todos os níveis ser feita em casa com auxílio do EAD num futuro próximo.

Renato Saraiva é professor, conferencista, escritor, pioneiro na utilizaçõ de EAD em cursos preparatórios para concursos e Exame de Ordem e fundador do CERS Cursos Online.