Outros insights da “Revolução Tecnológica” educacional

Outros insights da “Revolução Tecnológica” educacional

Em:

Vamos seguir falando de revolução. Obviamente no sentido de mudança e transformação de um setor tão importante como a educação. Na década de 1990, o mundo observava a chamada “globalização”, que derrubava fronteiras a abria as portas do planeta para inúmeras inovações tecnológicas. Comparando-se com o cenário atual, observamos um vasto campo de trabalho na EAD onde as distâncias e barreiras geográficas também deixaram de existir. Vamos analisar e comentar Outros insights da “Revolução Tecnológica” educacional.

Team Works

Imagine que a transmissão de conteúdo é um produto único mas que está sendo utilizado por inúmeros consumidores de uma só vez. Imaginou? Bem, isso só será possível de se aplicar na EAD se fizermos diferente do modo tradicional de transmitir conhecimento. Além de fermentas tecnológicas, como por exemplo multiplataformas, é preciso também que você seja protagonista de um novo método de ensinar.

CyberSecurity

Esse ponto é um dos mais importantes insights que você pode imaginar. Não tem como implantar projetos de EAD, estúdios de transmissão de conteúdo, novas plataformas de transmissão, sem ter um plano de segurança adequadamente estratégico. As ameaças e os ataques cibernéticos bem sucedidos contra instituições de ensino CRESCEM rapidamente no mundo e passam ser uma preocupação também da alta gestão. Mais adiante, vamos dedicar uma postagem completa dedicada a este tema.

MOOCs (Massive Open Online Courses)

MOOCs são cursos online abertos desenvolvidos por instituições acadêmicas. A maioria desses cursos são gratuitos e não exigem pré-requisitos para a realização. Universidades como Berkeley, MIT, Harvard, Universidad Autónoma de Barcelona, Sorbonne, USP entre centenas de outras no mundo utilizam MOOCs. Em breve retornaremos a este insight.

Blended learning

Em via de regra esse é o conceito de aulas híbridas. Todavia, o conceito deve ser expandido para aulas construídas em cima de um storytelling. Construções de trilhas por conteúdo com processo de assessment bem desenhado (uso de AI), onde o conteúdo de cada trilha pode ter uma narrativa adaptada. Player interativo encaixa-se perfeitamente também em um novo projeto. Alhumas tecnocas inovadoras também podem ser aplicadas com a busca por apelo emocional do conteúdo como forma de captar atenção do aluno. Por fim, o uso de trilha sonora é bem-vindo. Na próxima postagem, vamos falar sobre tempo de aula.

Postar um comentário

Responder este comentário