Pirataria de cursos online: como se proteger

Pirataria de cursos online: como se proteger

Em:

Já falamos de pirataria aqui no blog, mais especificamente dos nocivos prejuízos que esta prática criminosa causa no Brasil, principalmente em plataforma EAD. Além das recorrentes dificuldades fiscais encontradas no Brasil para quem quer empreender, a pirataria digital é outro grande entrave que pode prejudicar muito o seu negócio. Imagine você investir suas economias e investir na produção de um curso online, por exemplo, e descobrir que, de uma hora para outra, seu conteúdo foi pirateado? Vamos falar sobre os riscos da pirataria para sua plataforma e como se proteger desta prática.

O que é a pirataria digital?

Pirataria Digital é o ato de comercializar, distribuir, ou até mesmo reproduzir materiais digitais dos quais não se tem direitos legais. A pirataria em cursos online é uma das mais recorrentes atividades criminosas no Brasil enquadrada como pirataria digital. Vale ressaltar que a ilegalidade é passível de punição, tanto para quem “pirateia”, como para quem adquirir o conteúdo dessa forma. Em resumo, a pirataria em cursos online não traz benefícios para nenhum dos envolvidos, além de proporcionar severos prejuízos para quem produziu o conteúdo honestamente.

Quais os riscos dessa pirataria para o seu curso?

O principal risco é oriundo do prejuízo financeiro. Quem monta um curso online, além de dedicar tempo, direciona também investimentos em dinheiro. São muitos gastos em produção, gravação, edição e principalmente em impostos. Tudo isso pode ser jogado fora se o conteúdo for pirateado. Sem falar que quem, de forma fraudulenta, faz o download do conteúdo e comercializa diretamente queima etapas legais e importantes dos negócios. Por isso o “pirata” cobra um preço mais baixo. Com isso, o criador do conteúdo, que investiu e trabalhou duro, se torna um “step” para os que comentem crimes de pirataria de cursos online.

O que você pode fazer para se proteger?

Infelizmente, como sabemos, existe o real perigo de sua plataforma sofrer com a pirataria de cursos online. Dessa forma, é preciso criar o máximo de barreiras e criar mecanismo para minimizar os efeitos da pirataria. Vamos elencar algumas dicas da VideoFront para te ajudar a combater a no combate à de pirataria de cursos online.

Defesa Cibernética

Cibersegurança é o termo que designa o conjunto de meios e tecnologias que visam proteger de danos e intrusão ilícita, programas, computadores, redes e dados. Hacker, cracker, ransomware, sem falar na temida pirataria. Sabemos que o maior patrimônio de uma instituição que trabalha com plataforma EAD é o conteúdo produzido além de suas valiosas informações que facilitam o aprendizado. Mas, você sabe como proteger tudo isso?

Ferramentas de segurança

Ao montar seu projeto e sua plataforma EAD é preciso ter uma atenção especial a este tema, a pirataria. A VideoFront tem as ferramentas necessárias para evitar que o seu conteúdo seja pirateado ou utilizado por pessoas não autorizadas. Algumas medidas devem ser tomadas, como, por exemplo, autenticação facial, que permite o acesso somente depois que o usuário se identifica facialmente.

Diferencial VideoFront

Além da autenticação facial, a VideoFront oferece o LiveSparrow. É nossa ferramenta especializada na detecção de download de videoaulas. Utilizando dados armazenados no nosso servidor de autenticação, ela analisa os acessos e verifica quem está baixando aulas ou tentando acessar um protocolo diferente do que é autorizado nas regras definidas pelo cliente.

Prevenção à pirataria

Diante do perigo de prejuízos tão nefastos a seu negócio, é muito importante se prevenir e buscar um serviço adequado a suas demandas. Tenha certeza, o combate a pirataria deve ser uma de suas prioridades. Além de perder dinheiro, sua empresa perderá credibilidade. Então, antes de iniciar seu projeto, pense nisso e fale com a gente. Ressaltamos ainda que pirataria é crime previsto em lei e a depender da gravidade da infração, o infrator pode pegar uma pena de 4 meses a 2 anos de reclusão.

Postar um comentário

Responder este comentário