Qual a melhor plataforma EAD para o seu curso?

Para responder a esta pergunta, novamente chamamos a atenção para a gigantesca dimensão de crescimento do ensino a distância no Brasil. Segundo dados do MEC, em 2023 mais da metade dos estudantes matriculados no ensino superior no Brasil estarão utilizando cursos online. Diante disso, seu investimento deve levar em conta estes expressivos números. Para tal, entretanto, o que você precisa, entes de qualquer coisa, é saber como escolher e qual a melhor plataforma EAD para o seu curso. Vamos falar sobre isso na postagem de hoje.

De olho no mercado EAD

Considerando essa enorme expansão de mercado, produtores de conteúdo online observam claramente uma excelente oportunidade de negócios. Portanto, se você deseja criar um curso e vender conteúdo pela internet, isso pode ser perfeitamente factível e descomplicado, acredite. Existem diferentes formas e diversas ferramentas para este objetivo. Porém, uma das dúvidas mais frequentes é a escolha da plataforma EAD. Também conhecida como LMS ou AVA, seu sucesso passa por escolher uma que seja adequada às suas expectativas e às necessidades do seu projeto.

Como funciona uma plataforma EAD

Chamadas de SGA (sistema de gestão acadêmica), AVA (ambiente virtual de aprendizagem) ou no inglês, LMS (Learning Management System), as plataformas EAD são planejadas e desenvolvidas no intuito de ofertar um ambiente online de aprendizado. Ele deve ser completo e seguro para os estudantes da modalidade a distância. Dentro de uma LMS é possível disponibilizar todo o conteúdo oferecido pelo seu curso online, como exercícios, avaliações e ainda pode ser criado um fórum de discussões ou grupos para facilitar a interação.

Como escolher a melhor plataforma EAD

Alguns fatores importantes precisam ser levados em conta para a concretização desta escolha.

  1. Avaliação de suas necessidades.

Para escolher a melhor plataforma de cursos online, é preciso traçar claramente quais são os objetivos do seu produto. Existem muitas plataformas disponíveis, escolha a que melhor se adeque às suas necessidades.

  1. A importância do suporte técnico

Este ponto é de vital relevância. Aqui, se você não planejar e executar corretamente, tudo pode dar errado. Tenha em mente que, de nada adiante ter um bom produto em um ambiente web sem um bom suporte. Procure implantar uma plataforma que ofereça suporte rápido e objetivo. Pense no seu cliente.

  1. Custo e benefício de seu investimento

Seu objetivo é vender e ter lucro. Montar uma plataforma EAD é igual a qualquer outro investimento: tem que ter retorno. Sendo assim, para escolher a melhor plataforma de cursos online, é preciso pensar bem na relação custo-benefício que a escolha oferece. Entenda a forma de cobrança da plataforma e o que ela disponibiliza dentro de custo de investimento.

  1. Cyber Security

Outro ponto importantíssimo. Ao escolher sua plataforma EAD fique atento as ferramentas de segurança que ela apresenta para o seu conteúdo online e uma melhor experiência do usuário. Na VideoFront, você encontra tudo que precisa para colocar em prática seu planejamento de montagem e execução de um curso online. Fale com um dos nossos consultores e leve em conta estas dicas.

Até a próxima postagem.