Servidor em cluster com alto desempenho

Servidor em cluster com alto desempenho

Em: Moodle

Uma das coisas que mais causa dor de cabeça para administradores de servidor Moodle é falar em Cluster. E nestas férias a VideoFront recebeu esta missão e fizemos de uma forma muito diferente.

O problema

A universidade possuía um Cluster com várias maquinas e em horário de pico o sistema caia sem chegar a 2 mil alunos online. Sobrando a quantidade de maquinas não dobrava os alunos online. Isso causava reclamações diversas, alunos pedindo prazos, e isso causa problemas e incomodação.

O maior problema é os arquivos do Moodle, na pasta moodledata/files que tem que ficar acessível a todas as maquinas Moodle. Problema é que não há um sistema de arquivos rápido suficiente para não causar lentidão e compartilhar arquivos entre muitas maquinas. O mais usado é o NFS aonde uma maquina possui os arquivos e as solicitações acontecem via rede e causam lentidão muito grande ao Moodle. Outro problema é que o NFS tem limite e este limite é baixo, muito mais baixo que imaginamos.

PS: Lembre-se, que enquanto o servidor aguarda um arquivo, o processador fica com aquele espaço totalmente parado aguardando o arquivo. Então sistema de arquivos lentos causam lentidão no Moodle.

Então como substituir o NFS?

O NFS é o melhor, então não é substituível. Há opção do RSYNC, mais consomê muitos recursos das maquinas na sincronização.

Então resolvemos fazer muito diferente. Muito diferente. Salvamos os arquivos somente em uma única maquina.

Primeiro usamos um Load Balancer customizável, aonde todas as requisições para arquivos são direcionadas para apenas um servidor, e somente este servidor esta ligado ao Storage.

Então TODAS as requisições que trata de arquivos, seja Upload, Download, ou verificação se existe, são enviados ao Web Server C, na imagem acima. Se não for requisição a arquivos as solicitações são direcionadas ao servidor A ou B. E o Web Server C tem o Storage mapeado e não acessado por NFS.

E qual a vantagem?

A maior de todas as vantagens foi remover completamente o NFS e qualquer meio de compartilhamento de arquivos. Assim o Moodle não perde tempo trocando arquivos entre maquinas e não há esta perda de tempo e processamento. O resultado foi um Moodle muito mais rápido que o atual e assim economizar muitos recursos e tempo.

Com um sistema de apenas 3 maquinas conseguimos, em testes, 8 mil alunos online. Ou seja, um sucesso.

Postagens relacionadas

O LiveSparrow das provas

Nós temos um sistema de ponta em para autenticação por reconhecimento Facial para saber se [...]

Eduardo Kraus
  • 05 Fev 2019
  • Eduardo Kraus

Postar um comentário

Responder este comentário