Você sabe o que é microlearning?

Com o crescimento progressivo do mercado para plataformas EAD no Brasil, o termo microlearning passou a fazer parte do vocabulário de quem investe no setor de cursos online. Se analisarmos o conceito, encontramos basicamente o significado de “aprendizado rápido e online”. Ou seja, microlearning é justamente a ferramenta que você precisa dominar para atingir seu público com eficácia e rapidez a partir de conteúdo online.

Objetivos maiores

Um ponto importante deste conceito de microlearning é que você não se deixe levar pelo prefixo “MICRO”. Muito pelo contrário. Pense também no universo “MACRO”, até porque, seu poder de alcance é gigantesco. Entretanto, é necessário entender as diferenças. No macrolearning a ideia principal é a transformação de uma nova competência, de forma ampla e contextual. Já no microlearning o objetivo é a transmissão de uma única informação.

Vantagens do microlearning

Agora que já entendemos que o microlearning é uma forma de ensino online de curta duração, fácil entendimento e que é focado em um único objetivo, vamos elencar suas vantagens.

Para o aluno:

Rapidez - um treinamento mais curto é ótimo para gerar bons resultados e manter o público alvo concentrado na mensagem. Além disso, menos do tempo de trabalho é dedicado ao treinamento, menor menos tarefas acumulam ou atrasam. Isso resulta numa menor pressão dos gestores, por exemplo, em ambiente corporativo.

Acessível – Esta vantagem é notável. Ela torna o conteúdo ainda mais rápido e fácil de ser acessado por tablet ou smartphone. Pense no microlearning como uma multiplataforma.

Conteúdo Personalizado – Utilizando conteúdo curto, você pode escolher e segmentar seus públicos de forma mais específica.

Para a sua empresa:

Produção rápida e de custo reduzido: como é mais focado, o microlearning é mais barato de produzir. Além disso, por afastar o colaborador menos tempo do trabalho, também diminui o custo indireto do treinamento. Em se tratando de EAD, esse pensamento se aplica perfeitamente e seu curso online também.

Produtividade – Com o tempo de treinamento menor, isso significa que o funcionário pode se dedicar mais ao trabalho e evitar que as tarefas se acumulem em cima da mesa.

Fácil adequação - se você tem um curso longo ele pode ficar desatualizado. Isso vai demandar um grande esforço. Mas, com o microlearning, se algum conteúdo está desatualizado, ele pode ser substituído ou tirado do ar imediatamente e sem prejudicar os outros conteúdos.